Neste ano de 2008, também se celebram os 50 anos do nascimento da Banda do Cidadão nos U.S.A. O pai do CB chamava-se Al Gross

Em 1938 Al Gross lançou as comunicações móveis. Pagers, telefones sem fios e o conhecido walkie talkie, nasceram do pensamento deste brilhante homem. Nos finais dos anos 30 Al Gross, um adolescente entusiasta das comunicações via rádio, construiu uns dispositivos portáteis que permitiam, a ele e aos seus amigos, comunicar através de uma frequência rádio não utilizada; chamou à sua criação walkie-talkie.
Apesar de mais tarde a invenção de Gross ter tido um papel fundamental durante a II Guerra Mundial, não obteve o sucesso comercial esperado, este só se deu quando os direitos sobre a patente expiraram.
Enquanto estudante na Cleveland Case School of Applied Sciences, Gross descobriu uma maneira de fazer com que tubos de vácuo miniaturizados trabalhassem nos 300 MHz, um frequência relativamente inexplorada. Em 1938 construiu os seus dispositivos com uma bateria acoplável. Comunicava com operadores de rádio a distâncias de 45 km.
No início da II Guerra Mundial o U.S. Office of Strategic Services tomou conhecimento da invenção de Gross e chamou-o a Washington, DC. Pediram-lhe então para desenvolver um sistema que permitisse aos agentes aliados na Alemanha, ou em países ocupados, comunicar com os aviadores que sobrevoavam o local.
Como o sistema utilizava uma frequência não usual, os operadores poderiam transmitir informação secreta sem serem detectados por operadores de rádio inimigos.

Após a guerra terminar Gross fundou a Citizens Radio, com o intuito de comercializar a tecnologia.
Entre os clientes dacompanhia estavam a guarda costeira dos EUA e agricultores, mas não houve sucesso comercial. Entretanto Gross continuou a construir outros dispositivos de comunicação, telefones sem fios e sistemas de pagingpessoais, estavam entre estes. Gross começou a desenvolver o pager durante a guerra, quando elaborou um dispositivo que poderia ser “colado” à dinamite.
Posteriormente, um avião que sobrevoasse o local despoletaria a explosão. Gross pensouimediatamente que uma versão modificada serviria para alertar médicos. Construiu um protótipo em 1949, mas quando odemonstrou numa convenção médica não suscitou interesse entre a audiência. “Disseram que interferia com os doentes, queinterrompia os tempo de lazer, como os jogos de golfe, suponho,” disse Gross numa entrevista em 2000 à CBC Radio One do Canadá.
Apesar das invenções de Gross só se terem tornado em sucessos após as patentes terem expirado, no principio dos anos 70, ele não ficou frustrado. Quando morreu, em 2000, com 82 anos, trabalhava como chefe de engenheiros eléctricos na Orbital Sciences, em Chandler, AZ, ajudando a construir sistemas eléctricos em foguetões.

Fonte: http://historiadainternet.blogspot.com

25 de Fevereiro de 2008


Vai ser o tema de uma das próximas actividades do Grupo de Expedições Rádio CB de Almada

 

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1024x768

© 1996, Portugal Rádio CB