Do outro lado do globo, no continente Australiano, onde as imensidões de espaços e mentalidades são uma constante, a essência da rádio ainda está intacta.
Leiam com atenção a mensagem que encontrámos no site AUSTRALIAN 11 METER INTERNATIONAL DX RADIO - South Pacific Calling!, em http://www.geocities.com/cq43ax101 , porque o que está lá escrito é uma lição de humanidade e o exemplo ainda vivo dos verdadeiros objectivos do CB, que por cá, na nossa terra, se foram perdendo e diluindo nas novas perspectivas de “fazer rádio” - tipo fast food - e de subserviência total à atracção das novas tecnologias de ponta.

Para o Ben 43AX101, um brande abraço.

 

Extraido de: http://www.geocities.com/cq43ax101

O Pacífico Sul Chama!

Introdução:

Actualmente a rádio é um passatempo apreciado por muitos milhões de pessoas de todas as idades em todo o mundo. Não discrimina idades, sexos, raças ou credos.

Durante os últimos 100 anos, a mão da amizade alcançou todo o mundo através do radioamadorismo e, mais recentemente, da Banda do Cidadão (CB).
A rádio não tem fronteiras e sob determinadas condições é possível comunicar com outros entusiastas da rádio nos mais distantes pontos do mundo, usando apenas alguns watts de potência... menos do que é preciso para iluminar uma vulgar lâmpada eléctrica.
Nesta região da Austrália e do Pacífico a rádio ainda tem um importante papel como um meio de comunicação no dia-a-dia daqueles que vivem em áreas isoladas.
Aqui na Austrália, a CB segue formato idêntico ao dos Estados Unidos, tendo sido legalizada em 1977. No anos seguintes foram emitidas mais de 200.000 licenças.
Nessa altura o serviço CB era usado apenas em comunicações de curta distância, uma vez que as comunicações a longa distância não eram encorajadas devido às restrições impostas quanto a potência e a tipos de antenas.
Em 1981, o Departamento de Comunicações Australiano reviu o serviço da Banda do Cidadão (CBRS), tendo decidido manter o conceito de “curta distância”, correspondendo-o à área do território australiano, continuando assim a serem desencorajadas as comunicações DX.

Hoje, as potencialidades da banda dos 11 metros e dos seus operadores são muito subestimadas pelos radioamadores e afins, as quais mereciam ser reconhecidas.

Todos teríamos muito a ganhar se usássemos de sensatez e praticássemos as boas normas de operação dos equipamentos.

Não é minha intenção incentivar qualquer tipo de actividade ilegal; apenas pretendo informar todos aqueles que operam na usualmente designada “faixa livre”.
Com o crescente aumento da actividade solar, que tem grande influência na propagação das ondas de rádio, o DX na faixa dos 11 metros tornou-se num agradável meio de conhecer e fazer amigos à volta do mundo.
Para muitos é a primeira etapa para se tornarem radioamadores. Para muitos outros será uma oportunidade para aprender algo mais sobre as muitas culturas que constituem este mundo que compartilhamos, percebendo que não há diferenças entre nós. Somos uma única raça. Apenas o desconhecimento nos separa.

Para além da rádio, tenho muitos outros interesses, tais como a fotografia, a pintura a óleo e um profundo amor pela Natureza que nos rodeia, a qual ao longo dos anos fez crescer o meu interesse pelo povo Aborígene, pela sua cultura e pela sua trágica história.
A Austrália tem-se tornado uma sociedade multi-cultural, e o sonho de se tornar numa terra de “Muitas Nações, Um Povo” continua ao nosso alcance.
Contudo, ainda temos racismo.
Talvez tenha a ver com o nosso passado colonial. Não é preciso procurar muito para o encontrar, e por certo que demorará ainda algum tempo até que este país se veja livre desta demonstração de ignorância.
Mesmo logo após os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 – uma celebração internacional da Humanidade – alguns políticos australianos, que deviam ser mais sensatos, saíram a terreiro com observações despropositadas e insensatas que em nada contribuem para a Reconciliação com os Aborígenes.
Outras ainda, que sofrem de ataques de xenofobia quando se trata de uns quantos desgraçados que dão às nossas costas e são mantidos em campos de internamento rodeados de arame farpado durante anos com inaceitáveis custos morais,... esquecendo que este grande país foi construído por migrantes de todos os cantos do mundo.

“O horizonte vermelho funde-se no céu...
E mostra aos olhos que a realidade é mentira.
O vento solitário faz suspirar as acácias,
Dizendo ao ouvido que o silêncio também deve morrer”.

(extraído de: “The Lizard Eaters” de Douglas Lockwood)

Bom, espero que aprecie a visita e que a considere interessante e instrutiva. Que para além dos aspectos relacionados com a rádio, fique também a saber um pouco mais sobre este “País Afortunado” que é a nossa casa.“O Pacífico Sul Chama” é a minha página pessoal, que não se refere só a rádio! Aqui encontrará uma ligação para a minha outra página “DX-Pacific”, que lhe dará uma perspectiva sobre várias actividades da rádio e propagação nesta região. Antes de sair, perca um minuto para assinar o “Livro de Honra”. Um pequeno estímulo pode levar-nos longe, muito longe. Esta página está constantemente a ser actualizada e melhorada. Obrigado pela sua mensagem.

73’s e bons DX’s
Ben 43AX101

 

Aproveito esta oportunidade para agradecer ao povo português o grande e contínuo apoio que tem dado ao povo de Timor. A Justiça e a Paz devem prevalecer sempre. Esta página é dedicada aos direitos do povo aborígene australiano e apoia os direitos fundamentais de todos os povos do mundo.
O DX na faixa dos 11 metros tornou-se num agradável meio de conhecer e fazer amigos à volta do mundo. Para muitos é a primeira etapa para se tornarem radioamadores. Para muitos outros será uma oportunidade para aprender algo mais sobre as muitas culturas que constituem este mundo que compartilhamos.

Somos muito mais semelhantes do que toda a diferença que nos possa separar.

NOTA DE PORTUGAL RÁDIO CB: Em relação a Timor Leste, só lamentamos algumas atitudes dos, agora, governantes daquele país, dando a demonstar um estranho esquecimento e afastamento por tudo o que Portugal e os portuguese deram e fizeram por aquele povo.

 

Este site está optimizado para ser visualizado em 1440x900

Copyright © 1996, Portugal Rádio CB